Paulo anuncia a Boa Nova

 (CapítulO 3)

 

Vimos nos quatro evangelhos e no livro dos Actos dos Apóstolos qual é a verdadeira mensagem cristã. Agora vamos às cartas de Paulo.

Jesus apareceu a este Rabino e transformou-o num poderoso agente para o Reino de Deus.

Ele pode dizer-nos o que é o verdadeiro evangelho.

Paulo começa a sua carta aos romanos dizendo quem é ele e a mensagem que tinha para anunciar: "Eu, Paulo, estou ao serviço de Jesus Cristo, e foi Deus  quem me chamou para ser apóstolo, e escolheu para anunciar a Boa Nova.

Esta Boa Nova já Deus a tinha prometido na Sagrada Escri­tura por meio dos seus profetas. Ela diz respeito ao seu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo.

Pelo nascimento, ele era descendente de David, mas pelo poder do Espírito Santo foi constituído Filho de Deus ao Jesus_ citar dos mortos. Foi por meio d'Ele que eu recebi o previlégio de ser apóstolo, para levar as pessoas de todas as nações a terem fé em Deus para honra de Cristo" (Romanos 1:1-5).

Âcerca do que é o evangelho? É àcerca de Jesus, o Filho de Deus. No versículo 9 ele chama-lhe ó "evangelho de seu Filho". O que faz este evangelho? "É o poder de Deus para a salvação de todos os que crêem" (v.16).

O evangelho fala-nos sobre uma justiça que se nos dá por fé (1:17). O evangelho diz-nos como os nossos pecados são per­doados e como somos contados como justos através da fé em Jesus.

Na sua carta à igreja de Corinto, Paulo diz-nos mais àcerca do evangelho: "Cristo não me mandou ir baptizar, mas sim anunciar a Boa Nova, sem usar palavras de sabedoria humana para

não tirar o valor à morte de Cristo na cruz" (1 Corintios 1:17).

Aqui Paulo associa o evangelho com a cruz, porque é por meio da c_uz que podemos ser perdoados.

_ E no seguinte versículo, Paulo chama ao evangelho "o evangelho da cruz". Tudo é sobre Jesus. "Eu não pretendia fazer-vos ver mais nada a não ser Jesus Cristo e sobretudo o valor da sua morte na cruz" (2:2). Na cultura judia, a cruz era um escândalo, uma morte vergonhosa.

Deus não podia permitir que o Messias tivesse uma morte maldita. Os gregos pensavam que era uma loucura seguir um cri­minoso crucificado. "Isto causa horror aos judeus e parece uma loucura para os não-judeus" (1:23). Era um disparate acreditar

numa ressurreição. Porém Paulo proclamou a Cruz, porque este

era o centro da sua mensagem. Nós somos justificados com Deus porque Jesus morreu na cruz.

       A boa notícia àcerca da cruz é que nós somos perdoados

e podemos viver para sempre com Deus!

A definição do evangelho vem no capítulo 15 onde Paulo recorda aos corintios da tradição que tinha recebido e a tradi­ção que lhes deu. Isto é o que ele queria que eles entendessem:

"Quero recordar-vos a Boa Nova que vos anunciei e na qual se têm mantido firmes. É ela que vos há-de salvar, se lhe forem fiéis, a não ser que a vossa fé tenha sido em vão.

 


Em_primeiro lugar, transmiti-vos aquilo que eu pr6prio recebi: cristo morreu pelos nossos pecados, conforme o que

est_ escrito na Sagrada Escritura. Foi sepultado e, no terceiro dia, ressuscitou, como também esta na Sagrada Escritura.

O evangelho é uma mensagem de salvação, disse Paulo, e nós podemos e devemos acreditar nele. O mais importante disse Paulo, é que o Messias morreu pelos nossos pecados, tal como

as escrituras o tinham predito. Não foi um acidente, mas sim a chave para a nossa salvação. E o evangelho proclama a ressurrei­ção de Jesus porque esta deu-nos a confiança de que ressuscita­

remos também, porque pertencemos a Jesus.

Mas esta não é a 6nica forma de descrever o evangelho, como o pr6prio Paulo mostra na seguinte carta.

Em 2 Corintios 5: 19 el'e chama-lhe "o ministério da recon­ciliação". A mensagem é sobre a reconciliação entre n6s e Deus. Antes eramos inimigos, separados pelos nossos pecados. Agora através de Jesus e da sua morte na cruz, somos perdoados e

somos amigos e familia de Deus. Esta é a boa notícia - ser recebido por fé em Jesus, sem trabalhar para isso.

Então, como hoje, algumas pessoas não gostam da mensagem. Paulo encontrou oposição tanto de Judeus como de gentios. Na Gal_ cia, os falsos pregadores disseram, não, não é assim tão simples. Se vocês querem salvar-se têm que guardar a Lei. E 2aulo disse: Não, vocês nunca guardarão a lei suficientemente bem para pode­rem salvar-se. Se querem ser salvos, s6 pode ser por graça e por meio da fé em Jesus.

Jesus converteu-se numa maldição por n6s, para que n6s não tenhamos que ser malditos (G_latas 3:13). Ele pagou o res­gate para nos redimir, para nos comprar para o reino de Deus.

"Eu, Paulo, escolhido por Deus para ser ap6stolo de Jesus Cristo, dirijo-me a todos os crentes que vivem em tfeso e são fiéis a Jesus Cristo. Que Deus, nosso Pai, e Jesus Cristo, nosso

Senhor, vos dêem felicidade e paz. Bendito seja Deus, Pai de nos_ Senhor Jesus Cristo, que nos encheu de bençãos espirituais do cét por meio de Cristo, pois antes do mundo existir, ele escolheu-no_ para, juntamente com Cristo, sermos consagrados a Deus e viver­

mos diante d'Ele,no seu amor e sem pecado.

         Ele destinou-nos a sermos seus filhos por meio de Cristo,

conforme era seu desejo e vontade.

         Louvemos a Deus pelas bençãos maravilhosas que nos con­

cedeu, por meio de seu Filho querido.

         Pela sua morte fomos libertados e recebemos o perdão dos

pecados, conforme as riquezas da Sua graça" (Efésios 1:7).

t em Cristo que n6s recebemos o Espírito Santo quando acreditamos. "Foi em união com Cristo que também vocês receberam a Palavra da Verdade, a Boa Nova da salvação, e creram nela" (v.l

t através de Cristo que Deus nos d_ uma vida nova por graça, e nos ressuscita com Cristo e nos sentou com Ele, "nas

regiões celestiais"; no Reino de Deus. Jesus fez o trabalho; a nossa parte é acreditar na boa nova, aceitá-lo a Ele, ama-lo,

e entregarmo-nos a Ele.

Quando Paulo esteve preso pelo evangelho, ele regozija­va-se porque o evangelho continuava a expandir-se: "Meus irmãos, quero que saibam que aquilo que me aconteceu contribui para o progresso da Boa Nova" (Filipenses 1:12). Todos tinham conheci­mento deste compromisso com Cristo, porque Ele era o centro da sua mensagem.

 

  Paulo também se regozijava quando outras pessoas procura­vam tirar vantagem da sua prisão.

      "É certo que alguns anunciam a Cristo por terem inveja e

ciúmes de mim, mas outros fazem-no com boa intenção.

Uns fazem-no por amor, sabendo que tenho por missão a defesa da Boa Nova; outros anunciam Cristo por espírito de ri­validade e sem sinceridade. Mas que importa? Seja com fingi­mento, ou seja com sinceridade, Cristo é anunciado. E isso é

que me dá alegria, e continuarei alegrando-me" (v.15-18).

O importante disse Paulo, é que todas as pessoas anunciem Cristo. Disso trata o evangelho. Paulo anunciou também o evan­gelho _ igreja de Colossos._

A mensagem começa com os pecados que nos separavam de

Deus, e termina na cruz de Cristo que remove esses pecados:

"Também vocês dantes estavam longe de Deus e no vosso íntimo eram seus inimigos, por causa do mal que praticavam.

Mas agora, por meio da morte _o seu Filho, Deus fez de vocês seus amigos, para vos trazer _ Sua presença perfeitos, dignos

e sem culpa. Mas é preciso que se mantenham firmes e bem fun­damentados na fé, e não se afastem da esperança que receberam quando ouviram a Boa Nova, essa Boa Nova que tem sido anuncia­da a toda a gente deste mundo e da qual eu, Paulo me tornei pregador" (Colossenses 1:21-23).

Os colossenses estavam a ser influenciados por falsos mestres, que ensinavam que para conhecer Deus e ser salvo era preciso adorar forças espirituais e submeter-se a ritos como o da circuncisão e observar regras sobre o que se deve comer e beber, etc.. Alertado para tal situação, Paulo resolveu escrever esta carta, lembrando aos colossenses que a salvação conferida por Deus em Jesus Cristo é suficiente.

       Paulo menciona também o reino de Deus nesta passagem:

      "Ele livrou-nos do poder da escuridão e fez-nos passar

para o Reino do seu Filho querido" (v.13).

Entramos no reino de Deus por meio da fé em Jesus.

Através da sua morte na cruz, Jesus leva-nos _ presença de

Deus. A notícia é maravilhosa! Deus escolheu-nos para a sal­vação e revelou-nos isso por meio do evangelho. "Mas quanto a vós, temos de dar sempre graças a Deus, irmãos amados pelo Senhor

Pois ele escolheu-vos para serem os primeiros a receberam a salvação, através da acção do Espírito e da aceitação da verdade.

Para isso é que Deus vos chamou, por meio da Boa Nova que nós pregamos, a fim de teram parte na glória de nosso Senhor Jesus Cristo" (2 Tes.2:-13-14). A salvação é uma prenda para nós,

dada por meio de Jesus.

"Deus é que nos salvou e nos chamou dum modo especial. Não foi pelos nossos méritos, mas pelo seu própri6_plano e pela bon­dade, que desde sempre tinha pensado conceder-nos por meio de Cristo Jesus. Esta bondade tornou-se conhecida agora, pelo apa­recimento do nosso Salvador, Jesus Cristo, que destruiu a morte e fez brilhar a esperança da vida eterna, por meio da Boa Nova.

O evangelho diz-nos _cerca da vida eterna por meio da graça Volte-se para Deus, aceite o seu presente, e aceite Jesus Cristo Esta é a maravilhosa notícia. É sobre Jesus e o que Ele tem feito por nós. A vida com Cristo é muito melhor que a vida sem ELE.

Quanto melhor o compreendermos melhor o vamos aceitar. Chegou o tempo. Acredite na boa nova; Confie em Jesus.

 

Michael Morrison

 

M/: